top of page

O que é a Pedopsiquiatria?

Estivemos à conversa com a nossa Pedopsiquiatra, Dra. Marta Santana, para esclarecermos algumas dúvidas. Aqui fica uma parte da nossa conversa. Espero que ajude a desmistificar alguns conceitos e a compreender o que se passa numa consulta de Pedopsiquiatria.



  1. O que é a Pedopsiquiatria?


"A Pedopsiquiatria é a especialidade médica que se dedica à avaliação e tratamento de problemas de saúde mental na infância e na adolescência, isto é, dos 0 aos 18 anos.

Estes problemas podem incluir dificuldades emocionais, comportamentais e relacionais.

A intervenção engloba a prevenção e promoção de saúde mental através da redução dos fatores de risco / vulnerabilidade e investimento nos fatores de proteção, a intervenção precoce quando identificados os primeiros sinais de doença e a avaliação diagnóstica e terapêutica nos casos de perturbação definida.

Em Pedopsiquiatria, o acompanhamento pressupõe sempre a inclusão da família da criança / adolescente, bem como a articulação com estruturas da comunidade, como jardins de infância, escolas e Equipas de Intervenção Precoce da Infância.


2. O que acontece numa consulta de Pedopsiquiatria?


Na consulta de Pedopsiquiatria é realizada uma avaliação compreensiva da criança /adolescente e do seu contexto familiar. Através da entrevista aos cuidadores e à criança / adolescente, são caraterizadas as preocupações e sintomas, os antecedentes pessoais e familiares, o desenvolvimento psicoafectivo da criança / adolescente, o rendimento escolar e as dinâmicas familiares e outros relacionamentos significativos da criança / adolescente.



3. Seguimento em consulta de Pedopsiquiatria implica sempre medicação?


O seguimento em Pedopsiquiatria pretende encontrar o tratamento mais indicado às dificuldades vividas por cada criança / adolescente, que pode ou não envolver terapêutica farmacológica. A escolha do tratamento deve ser individualizada, integrada e discutida com a família e com a criança / adolescente.



4. Que sinais de alerta indicam necessidade de uma consulta?


Os motivos para avaliação em consulta de Pedopsiquiatria podem variar consoante a faixa etária:


- Período Perinatal e Primeira Infância (0 aos 3 anos): preocupações com o comportamento e desenvolvimento do bebé / criança, alterações do padrão do sono ou da alimentação e questões relacionadas com a comunicação ou interação social, nomeadamente suspeita de Perturbação do Espetro do Autismo.


- Idade pré-escolar e escolar (3 aos 12 anos): problemas com impacto no desempenho escolar, como queixas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, comportamentos de oposição e desafio e sintomatologia ansiosa ou depressiva.


- Adolescência (12 aos 18 anos): problemáticas de ansiedade, depressão, comportamentos auto-lesivos e risco suicidário, problemas do comportamento, perturbações do comportamento alimentar e quebra do funcionamento académico ou relacional.


Agradecemos à nossa Pedopsiquiatra, Dra. Marta Santana. Caso queria colocar uma questão envie para clinicamfaustino@gmail.com


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page