top of page

Renovar o compromisso: pequenos gestos que fazem a diferença

Vimos no artigo anterior como é importante um casal viver o compromisso, pois é isso que dá estabilidade e segurança a um relacionamento. E hoje vamos perceber a importância de o casal fazer a renovação do seu compromisso.



Renovar o compromisso é uma oportunidade para reafirmar os sentimentos que uniram o casal, reavivar o amor e a ligação entre o casal, e trazer à tona memórias e sentimentos que podem ter-se desvanecido ao longo do tempo. É um momento para lembrar um ao outro do amor, da admiração e do respeito que continuam a nutrir. É uma forma de mostrar que, apesar dos obstáculos, o casal está disposto a trabalhar juntos para superá-los, reforçando a resiliência e a união. Permite que o casal alinhe expectativas, sonhos e objetivos, garantindo que ambos estão a caminhar na mesma direção.


Para isto, sugerimos que tirem um tempo para, individualmente, pensarem no vosso primeiro encontro, nas primeiras conversas, nas pequenas coisas que fizeram descobrir que estavam apaixonados um pelo outro, no primeiro beijo e nas primeiras palavras/promessas que fizeram um ao outro. Escrevam o que vos vier à mente e ao coração. De seguida, façam uma lista com os pontos que vos fizeram decidir por aquela pessoa, o momento onde pensaram “porque esta pessoa e não outra? Porque me vou decidir agora e não esperar mais um pouco por outra pessoa?”, podem colocar as qualidades que vos chamaram a atenção, mas também, os valores, os sonhos, as metas, não sei, aquilo que, na altura, vos ajudou ou vos despertou para a derradeira decisão por essa pessoa.


De seguida, vão pensar na relação que construíram até hoje e vão listar os momentos menos bons, desafios, dificuldades, choques e desavenças, o que sentem que vos afastou, ou afasta e de seguida o que vos une, o que foram momentos de alegria, de entusiasmo, o que vos deu/ dá animo e prazer no vosso relacionamento, as características que vêm no outro que mais amam.


Entretanto, juntam-se com as vossas anotações e têm um momento a dois, onde falam do que sentiram ao fazer esse exercício de recordação do vosso relacionamento e partilham o que entenderem que faz sentido para um amadurecimento, crescimento, pedido de perdão e reconciliação. Esta reflexão permite que os parceiros vejam o quanto amadureceram juntos, nos desafios e nas conquistas. Cada obstáculo superado e cada sucesso compartilhado fortalece a ligação e cria uma base sólida para o futuro, ajuda, ainda, a valorizar as pequenas vitórias diárias que muitas vezes passam despercebidas. No final, terminam com um grande abraço e um beijinho e estão prontos para escrever, agora juntos, a vossa renovação do compromisso. Podem escrever uns votos onde dizem o que admiram um no outro e o que esperam do vosso relacionamento para o futuro, os vossos sonhos, projetos a dois, ou em família. Para finalizar, podem fazer uma pequena cerimónia, oficial, ou não, pode ser só em casa, com um jantar e essa partilha dos votos ou em família mais alargada e uma cerimónia na igreja, se assim entenderem.


Com certeza, irão sentir-se mais unidos e em sintonia, com mais vigor para as lutas, mais esperança para os dias que virão.


Marta Faustino e Brigida Ribeiro

Psicólogas Clínica

11 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page