top of page
Foto do escritorMarta Faustino

A BUSCA DE SENTIDO NO LUTO

O luto é uma das experiências mais dolorosas que podemos viver. Ao perdermos alguém que amamos, somos confrontados com a ausência e com a dor profunda da separação. Contudo, esse momento de dor pode ser também uma oportunidade para encontrar um sentido, mesmo diante do sofrimento e da aparente falta de respostas.




Quando enfrentamos o sofrimento da perda, é natural que o desejo de encontrar um propósito se torne evidente. Atribuir um sentido ao luto é uma forma de transcender a dor, transformando-a numa possibilidade de crescimento e autodescoberta. Neste contexto, o luto não precisa ser apenas um processo de dor e vazio; ele pode tornar-se um caminho de transformação pessoal.


Encontrar sentido é um processo pessoal. Por isso, cada um pode descobrir formas próprias de o fazer. Para alguns, isso surge ao reinterpretar a importância de quem partiu ou ao honrar o seu legado. Para outros, comprometer-se com algo significativo em homenagem a quem partiu pode trazer sentido e um novo propósito. Pergunte-se: Como posso transformar esta dor numa homenagem que celebre a vida e o significado de quem amava?


Transformar memórias num legado é uma maneira de lidar com a perda, ao celebrar o que a pessoa significava. A logoterapia valoriza o sentido das relações que cultivamos, e o luto convida-nos a fortalecer os laços com quem está ao nosso lado. No entanto, a perda pode trazer uma sensação de vazio – e aqui reside uma questão profunda: O que é que a dor me permite descobrir sobre mim mesmo? 


Temos a capacidade de transformar adversidades em novos significados, que não substituem quem partiu, mas oferecem forças para continuar a viver.


Por vezes, encontrar sentido sozinho pode ser difícil. O luto pode tornar-se um peso demasiado grande para carregar, especialmente quando afeta a vida quotidiana e impede de seguir em frente. Nestes casos, o apoio terapêutico, pode ajudar a ressignificar a perda.


A abordagem da logoterapia, vê o sofrimento como parte significativa da experiência humana, promovendo a resiliência e o autoconhecimento de cada um de nós. O processo de luto pode transformar-se numa oportunidade para encontrar novas direções e sentidos, mesmo sem respostas definitivas.


O luto é um testemunho do vínculo com aqueles que perdemos. A dor é um reflexo do amor e da relação humana. Ao atribuir sentido a essa dor, encontramos uma forma de continuidade, em que a experiência de quem partiu se torna uma parte transformadora da nossa história. Pergunte-se: Como posso usar a experiência deste amor para me tornar mais forte e resiliente?


Mesmo na dor, o ser humano possui a capacidade de transcender-se, ou seja, de encontrar significado e projetar o futuro com esperança. Assim, o luto pode ser um espaço para o renascimento e um caminho para compreender que, mesmo nas perdas, existe sempre a possibilidade de descobrir um novo sentido para viver.

Lembre-se: o processo leva o seu tempo e exige paciência. Permita-se acolher cada etapa, respeitando os momentos de dor e as memórias que trazem significado à vida.


Brígida Ribeiro

Psicóloga Clínica

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page