top of page

Compromisso: a peça fundamental no casal

Os relacionamentos, passam por diferentes fases e desafios. O início costuma ser marcado pela paixão e entusiasmo, mas com o tempo, é natural que as responsabilidades diárias, o stress e a rotina comecem a impactar na dinâmica do casal. Neste contexto, a renovação do compromisso pode ser um marco interessante, para manter a chama do amor acesa e fortalecer a ligação do casal.



Quando o casal inicia a jornada a dois e começa a construção da sua família não se dão conta, e é normal, que estão prestes a viver grandes aventuras, com situações muito bonitas e alegres e outras mais tristes e desafiadoras. Por isso a importância do compromisso, desde sempre.

Um relacionamento precisa ter uma base firme e sólida que se chama: compromisso. Um relacionamento não vive da paixão, nem de qualquer outro sentimento. Todos começam na paixão, mas necessitam evoluir e amadurecer para um amor incondicional, isto é, um amor que sabe entregar-se, que não é individualista ou egoísta, mas que consegue deixar de lado os seus quereres, interesses e vontades e colocar as do outro à frente. Se ambos fizerem isso estão no bom caminho, para um relacionamento saudável e frutuoso. Mas para isto é necessário a tal palavra que vimos anteriormente, o compromisso.

Então, o que é isso e o que tem de tão importante? Compromisso vem do latim compromittere, que significa “que une com”, “junto”, portanto seria um acordo com outra parte, uma promessa mútua. Ou seja, o casal necessita desde cedo fazer esta promessa um com o outro, unir-se com o outro, unir a sua vontade, os seus sonhos, a sua vida. O compromisso é que traz segurança e estabilidade a uma relação e, só desta forma, o casal consegue construir uma bela relação, pois os seus fundamentos são alicerçados numa confiança e na certeza de que caminham juntos, com o mesmo objetivo. Esta confiança e este compromisso permitem ao casal sonhar juntos, partilharem vidas, intimidades, diálogos profundos e que os levam a experiências de entregas, renuncias, nas alegrias e nas tristezas, mas na certeza de serem sempre os dois unidos na luta pelo que vier.

Com as diversas situações que o casal vai vivendo, podem surgir desavenças, desentendimentos, mas o casal que tem compromisso um com o outro não vai, nunca, colocar em causa a separação, vai tentar de todas as formas resolver as situações que surgem a dois, em equipa. Quando não chegam a um acordo, chamam alguém da sua confiança para os ajudar, ou utilizam de profissionais, como os terapeutas de casais para auxiliar. Da mesma forma, o casal que vive esse compromisso e confiança, como tem bastante diálogo e intimidade, consegue viver e ultrapassar situações muito delicadas e difíceis, pois há um conhecimento muito íntimo um do outro e a palavra “separação” não faz parte do seu dicionário.

Não sei há quanto tempo estão juntos, mas porque não fazerem uma renovação do vosso compromisso? No próximo artigo explicamos como e a importância de o fazer.


Marta Faustino

Psicóloga Clínica

12 visualizações0 comentário

コメント


Post: Blog2_Post
bottom of page