top of page

Cuidar da raiz


Vivemos num ritmo muito intenso de vida, que nos faz andar sempre sem tempo. Parece que as horas passam, os dias correm, as semanas voam e os meses desaparecem de vista! E quando tenho tempo para mim, para refletir sobre as minhas escolhas, ponderar as minhas decisões?

Acabamos por viver de forma superficial a nossa vida, sem nos aprofundarmos. Contudo, de vez em quando caímos num poço de tristeza e não percebemos o motivo.

"Não sei que se passa doutora, sinto-me triste, mas não sei porquê", ou "Tenho andado deprimida, mas não tenho razões para isso. A vida até me corre bem!".

São vários os casos de pessoas que não estão bem, mas não sabem explicar o motivo. Devido a este ritmo intenso acabamos por não nos defrontar com decisões que vamos tomando e, quando o sofrimento surge, tentamos colocar um penso na ferida e seguir em frente, porque não temos tempo. As feridas vão ficando e vamos tentando lavar e colocar outro penso sem nos demorarmos muito tempo. No entanto, chega um momento em que não aguentamos e teremos de gastar mais tempo para limpar, desinfetar e tratar de todas essas feridas e, nessa altura, já não conseguimos sozinhos.

Santo Agostinho escreveu: "Preocupas-te se a árvore da tua vida tem galhos apodrecidos? Não percas tempo: cuida bem da raiz e não terás de te preocupar com os galhos". Necessitamos de nos demorar na nossa raiz, no nosso interior, encontrarmo-nos connosco, conhecermos o nosso Eu e entrarmos em contato com o nosso Criador, pois só na comunhão entre nós e Deus nos conhecemos e ganhamos sentido para a nossa vida.

E como cuidar da raiz? A raiz, como disse, é o nosso interior, as nossas escolhas, motivações, sentimentos, valores, ideais, sonhos, o nosso íntimo. Precisamos, com urgência, de cultivar momentos a sós com o nosso Eu, de paragem para reflexão, para cuidar da nossa alma, de orientarmos o nosso pensamento, redirecionar os nossos sonhos, metas com o intuito de nos sentirmos confiantes, seguros e livres. Desta forma, não precisamos de nos preocupar com os obstáculos que vão surgindo, os comentários de que não vamos conseguir, de que estamos a perder tempo, pois estamos confiantes da nossa capacidade, seguros do que queremos e livres para avançar.

#martafaustino #psicologamartafaustino #sentidodavida

Marta Faustino

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page